Estudio gráfico

Os percursos profissionais sofrem alterações em finais de determinados segmentos temporários. São ciclos e é certo que eles acontecem. Como dita a velha expressão popular "em casa de ferreiro, espeto de pau", este portfolio, online, peca por tardar. Mas como nunca é tarde demais, este é o momento de um novo ciclo e de um novo portfolio desta feita online.

Pretende-se neste ciclo preencher o portfolio com a maior quantidade possivel de trabalhos elaborados e concretizados ao longo de perto de 30 anos a nível profissional e um pouco mais a nível pessoal, pois serão incluídos desenhos, esboços e projetos numa secção apropriada.

Os trabalhos expostos neste website podem ser consultados de três formas distintas: por área generalizada (ex. logo design), por serviço específico (ex. logótipo, estacionário) e ainda por cliente.

Devido a morosidade da pesquisa, recolha e preparação de ficheiros de imagem para introdução no portfolio, pede-se aos visitantes do site que sejam pacientes e que o visitem regularmente, através dos posts que serão colocados regularmente no facebook.

 
Quando se pretende divulgar uma empresa ou um negócio, podemos afirmar que num mundo físico, provavelmente, a brochura é um dos meios mais eficazes para o fazer. Mas se necessitamos de divulgar uma gama produtos ou serviços, recorremos ao catálogo, físico ou digital, como o meio de informação mais indicado.

Existe uma vasta e diversificada lista de itens impressos a que se pode recorrer consoante o objectivo que se pretende e a que tipo de público queremos chegar.

Num processo de comunicação visual, uma possível definição de design gráfico, é a informação pela ordem estrutural de desenhos, textos, gráficos, imagens fotográficas e outros elementos que são processados através de ferramentas próprias e meios e suportes adequados.

Nesta secção expomos alguns trabalhos de impressão efectuados ao longo dos anos, onde se pode verificar a diversidade de layouts de design e evolução gráfica.

 
O logótipo identifica a empresa, o negócio, produto ou serviço. A definição é conhecida. Mas representa apenas isso e na sua forma mais simples, através do uso de uma marca visual.

O logótipo desempenha um papel primordial na identificação e visibilidade da empresa ou do produto, mas isolado não é suficiente. Necessita do complemento de outros dispositivos visuais de promoção e de divulgação que contribuem para a evolução dos negócios direcionando-os para uma identidade visual gráfica, a imagem corporativa, que implica a concepção organizada e planeada de aspectos visuais únicos e que passam por elementos de estacionário, marketing, sinalética, internet e outros.

Nesta secção incluímos uma subsecção com elementos diretamente ligados ao logótipo, elementos de estacionário. Concretamente falamos de design de cartões de visita, papel de carta, envelopes e outros documentos internos.

O cartão de visita continua a ser, no mundo presencial, uma peça chave e fundamental, sendo ele o responsável pela primeira impressão que se obtém acerca da empresa. Por esta razão deve-se-lhe dar a sua primordial importância. A sua apresentação dará o mote para a boa impressão visual da sua empresa.

Texto atualizado em agosto 2018
EL

 
Segmento do Design Gráfico onde se mistura com Design de Interface, cujo foco está direccionado para a interacção e experiência do utilizador ao navegar na internet. Neste segmento elaboram-se essencialmente web sites, blogs e lojas virtuais, baseado em estruturas planeadas de design e código de programação em que o desenvolvimento e a dinãmica de páginas são projectadas virtualmente na internet.

Aqui mostramos essencialmente o aspecto visual das páginas em que algumas se tornaram obsoletas e inactivas devido a alterações das empresas e àevolução natural que esta área tem sofrido.

Actualmente as páginas são caracterizadas por design responsivo implicando a flexibilidade dos web sites para serem exibidos nos diversos formatos de dispositivos que usamos: PC, portátil, tablet, smartphone.

Dividimos esta secção em duas partes, muito similares. Numa primeira parte exibimos o design dos websites, na sua estrutura primária e estática. Na segunda parte expomos as páginas, dinâmicas, geradas a partir de base de dados e outros elementos digitais, tais como banners e ícones.

 
Nesta apresentação pretendemos mostrar uma selecção de trabalhos com um critério resumido através de pranchas referentes a actividades profissionais exercidas e a sua aplicação em diversas áreas, meios de comunicação e suportes e são parte integrante de um ficheiro digital para distribuição e divulgação online onde contém também o currículo profissional.

Poderá também, em breve, consultar uma listagem geral de clientes directos e de clientes indirectos em que os trabalhos elaborados e realizados em outras empresas de cariz gráfica, design, marketing e publicidade cuja vinculação, quer por parceria quer como colaborador enquanto funcionário ou freelancer, passou pela prestação de serviços gráficos e artísticos de âmbito criativo, adaptação ao conceito e de artefinalização.

 
© Desenhos, ilustrações e imagens do portfolio e do blog: Direitos Reservados
estudiodez.com 2010 - 2019   |   elpro@sapo.pt   |   +351 962 646 092

TOPO